segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

FOTOS PACIENTE




 
Hoje estamos postando as fotos e o relato de mais um de nossos pacientes: Alberto.
 
" Em primeiro lugar agradeço a Deus por esta vitória. Ao dr. Flávio Ivano e equipe os meus agradecimentos eterno pela dedicação e profissionalismo.
Meu histórico de vida ou de pouca vida com qualidade zero era Diabetes tipo II, colesterol e triglicerídeos altos, hipertensão, depressão severa, crise de pânico, transtorno de ansiedade e compulsão alimentar. Com 43 anos com IMC de 41,5 sem perspectiva de vida. Após ter passado por tratamentos psiquiátrico por anos fui encorajado por Deus e pela minha psiquiatra e amiga drª. Carmen Lucia Schettini, onde procurei o dr Flávio e passei pela cirurgia bariátrica após vários meses tive muitas melhoras. Hoje me encontro com qualidade de vida nota 10, agora não mais sedentário faço academia e caminhadas, enfim para resumir  VIVO MUITO BEM .
Deixo aqui meu exemplo para incentivar a todos que precisam da cirurgia. Deus abençoe a todos .
albertorico16@hotmail.com"

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL



Aproveito a oportunidade para avisá-los que estaremos ausentes do consultório nos dias 19/12 ao dia 06/01. Que venha mais um ano.  

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

POST DA SEMANA : JEJUM PROLONGADO FAZ MAL?

JEJUM PROLONGADO FAZ MAL?

Sim! É errado imaginar que você emagrecerá mais rápido se ficar horas sem se alimentar. Veja a explicação da nutricionista Marle Alvarenga, supervisora do Ambulim (Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo) à revista MÁXIMA:
No jejum o corpo faz estoque de energia porque entende que precisa ter combustível para realizar as tarefas diárias. Resultado: além de não queimar, armazena as calorias”. E mais: com o jejum prolongado, a pessoa terá muita fome e, com isso, correrá o risco de comer compulsivamente. Neste caso, poderá até engordar! Por isso, acredite, ficar sem comer não é a melhor solução para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo.

Conheça aqui outros danos que esse mal hábito pode causar:
. Metabolismo lento. Com a falta de comida, o organismo trabalha mais devagar. Consequência: diminui a capacidade de queimar gorduras, ou seja, de perder peso.
. Hipoglicemia. Ficar mais de três horas sem se alimentar abaixa o nível de glicose na corrente sanguínea e provoca fraqueza. Portanto, a solução é fazer refeições fracionadas ao longo do dia.
. Alteração do ciclo normal. A fome é uma forma natural que o corpo tem de avisar que precisa de alimento. Ao passar muito tempo em jejum, esse ciclo se desregula e leva a comer mal e descontroladamente.


Fonte: site você mais leve por Ana Paula Maia

o jejum ajuda na construção muscular
 
Então pessoal, se alguém estiver buscando a perda  de peso as dica é fazer lanchinhos a cada três horas com alimentos ricos em nutrientes e baixo valor calórico antes das principais refeições, com isso a fome diminui e ao sentarmos na mesa para as refeições comeremos somente o necessário. Hoje em dia contamos com vários alimentos saudáveis e ricos em nutrientes a nossa disposição, por exemplo hoje compramos Castanha de caju, pistache, castanha do Pará, basta procuramos uma casa de produtos naturais comprar umas porção de cada tipo de semente e pronto teremos vários nutrientes nesta mistura que nós fará muito bem. É claro que não se pode comer o dia todo pois as sementes são ricas em colesterol assim se comermos em quantidade suficiente elas nos fará bem ao contrario teremos um aumento do colesterol, é importante também comprar os produtos sem sal, para não aumentar o sódio e causar pressão alta.
 
Fica a dica. Bom final de semana    

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Fotos pacientes

Olá pessoal, hoje estou postando as fotos da paciente Patrícia Pedroso eliminou 47 Kg em 1ano e 8 meses. Parabéns Patrícias, você está ótima.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

COMO CALCULAR SUAS MEDIDAS

Para acompanhar as mudanças de nosso corpo o ideal é avaliar nossas medidas corporais. Estas medidas nos traz noções fidedignas de nosso real emagrecimento. Por exemplo se você quer perder peso / gordura e deixar o corpo mais definido, isso poderá lhe dar alguns kg a mais na balança, mas este acréscimo de peso não significa que você engordou e sim que ganhou massa (magra). Para avaliar suas medida é necessário que possua uma trena/fita métrica e faça estas medidas sempre no mesmo horário o melhor horário é pela manhã mas nada lhe impede de realiza -las em outro momento, a frequência das medições poderá ser feitas semanal ou quinzenal (depende da ansiedade de cada um). Anote os dados em uma planilha, assim você conseguirá acompanhar os resultados com mais facilidade se quiser ir mais além, tire uma foto sua para acompanhar todo seu progresso.
Se for possível peça para uma terceira pessoa fazer isso para você, pode ser o maridão, o namorado, sua mãe ou uma amiga.

Segue algumas dicas para identificar cada região a ser medida

Serão apresentadas, a seguir, algumas das medidas de perímetros mais utilizadas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina e Ciências do Esporte.
 
  Pescoço- A medida é realizada com o avaliado sentado ou em pé, desde que esteja com a coluna ereta e a cabeça reta. A trena deve ser posicionada na menor circunferência do pescoço, logo acima da proeminência laríngea (pomo de Adão). A medida é realizada com aproximação de 0,1 cm, com a trena perpendicular ao eixo longo do pescoço, o que não será necessariamente vertical (levemente inclinada)
 


Tórax- Esta medida é realizada no plano horizontal, no final de uma expiração normal, com o avaliado em pé, colocando-se a trena na altura da quarta articulação esterno costal (axilas).
 
  Braço- A medida do perímetro braquial pode ser realizada de três formas diferentes, na primeira o avaliado fica com o braço relaxado e ao longo do corpo, sendo realizada no ponto de maior perímetro aparente.

 Antebraço- Esta medida é realizada no ponto de maior perímetro do antebraço, com a mão em supinação e a articulação do cotovelo estendida.




Punho
É a circunferência medida transversalmente sobre os processos estiloides do rádio e da ulna.




 Cintura- Há diferentes padrões para a realização dessa medida, que normalmente é realizada no ponto de menor perímetro do tronco. Entretanto, se o objetivo é utilizá-la no cálculo da Relação Cintura Quadril, ela deve ser realizada no ponto médio entre o último arco costal e a crista ilíaca.


Abdome

 Encontraremos diferentes padrões para esta medida também, sempre no plano transversal. Alguns autores propõe que seja realizada na altura da cicatriz umbilical, outros no ponto de maior perímetro aparente do tronco, e outros, ainda, no ponto médio entre o último arco costal e a crista ilíaca, sendo esta a mais conveniente. Qualquer que seja o padrão, a medida é realizada com o avaliado em posição ortostática.


 Quadril
Esta medida também é realizada no plano transversal, no ponto de maior circunferência aparente dos glúteos, com o avaliado em pé e com os pés unidos.






 Coxa- Esta medida pode ser realizada de duas formas, coxa proximal e coxa medial. Na primeira a trena é posicionada transversalmente, imediatamente abaixo da prega glútea, e na segunda, na metade da distância entre a linha inguinal e a borda superior da patela. Em ambas, os pés devem estar levemente afastados e o peso do corpo igualmente distribuído entre eles.



 Perna-  Com o avaliado em pé, com as pernas levemente afastadas e mantendo o peso do corpo igualmente distribuído nos dois pés, posiciona-se a trena transversalmente no ponto de maior circunferência da perna.








Fonte: Site: Avaliação Física On-line
 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DICAS DE SAÚDE


10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo. Porém, opção por uma rotina alimentar saudável e a prática de exercícios físicos podem contribuir com a prevenção e tratamento. Confira abaixo as 10 Coisas que Você Precisa Saber sobre a Obesidade:
  1.  A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal e pode acarretar graves problemas de saúde e levar até à morte. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
  2. Em muitos casos, a obesidade é diagnosticada através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é feito da seguinte forma: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. De acordo com o padrão utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa.
  3. Existem três tipos de definições quando uma pessoa está acima do peso. O sobrepeso é quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. A obesidade se dá quando o acúmulo de gordura é muito acima do normal, podendo gerar até problemas graves de saúde. A obesidade mórbida é quando o valor do IMC ultrapassa 40. Nesse caso, médicos podem recomendar até cirurgias como tentativa de reverter a situação.
  4. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
  5. A obesidade pode, também, mexer com fatores psicológicos, acarretando diminuição da autoestima e depressão.
  6. São muitas as causas da obesidade. O excesso de peso pode estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de pensar em emagrecer, procure um especialista.
  7. Para o diagnóstico de obesidade, médicos podem usar fatores de risco e outras doenças para terem a noção da gravidade da situação do paciente. Por exemplo, apnéia do sono, diabetes mellitus tipo 2 e arteriosclerose são doenças que indicam a necessidade urgente de tratamento clínico da obesidade.
  8. Segundo consta na Lei 11721, assinada em junho de 2008, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data havia sido criada, há cerca de dez anos, pela Federação Latino-Americana de Obesidade, porém reconhecida, em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade.
  9. A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias, inclusive crianças.
  10. Está comprovado que relacionamentos sociais e romances são menos frequentes entre obesos, já que eles saem menos de casa devido a diminuição da autoestima. Agora, uma vez existindo o relacionamento, a obesidade pode interferir no relacionamento sexual. Ela está relacionada à redução da testosterona, o que pode levar a redução de libido e a problemas de ereção nos homens. Já nas mulheres, existe uma redução dos níveis de hormônio feminino e aumento no nível dos masculinizantes. As mulheres têm aumento de pêlos, irregularidade menstrual e falha na ovulação. As chances de todos esses problemas se resolverem, com uma perda de peso na ordem de 10%, são bem grandes.
Fonte: SBEM - sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CAMINHADA 2013

Gostaríamos de agradecer a participação e patrocinadores de mais uma caminhada.
Nossos agradecimentos ao Hospital Sugisawa, Centro Médico Sugisawa e Polymedical que apoio esta causa junto com todos nós.



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DICA SAUDÁVEL

Pessoal, segue mais algumas dicas para nossas refeições diárias, e se você ainda pula alguma refeição por favor perca 5 minutos do seu tempo para ler este post.


Modelo de alimentação saudável para seu filho
Pesquisas recentes relatam que o índice de obesidade infantil cresce assustadoramente no mundo, sendo acompanhado de perto pelos adolescentes, e as crianças com sobrepeso ou obesas têm maior probabilidade de ser adultos com sobrepeso ou obesos.

Quando você come um café da manhã saudável, modela o bom comportamento de seus filhos, fazendo que eles tenham uma relação mais positiva com os alimentos e melhor imagem do corpo, controle de peso e melhoria da escola
desempenho.
A Universidade da escola de saúde pública de Minnesota descobriu que os alunos da escola secundária comeram, em média, 5,4 vezes por semana com suas famílias, enquanto os alunos do ensino médio em média tiveram uma refeição familiar cerca de 4 vezes por semana. Comer um café da manhã saudável ajuda a todos os envolvidos com o controle de peso porque aumenta o nosso metabolismo, e ajuda as crianças a manterem o foco na escola.

Proteína

A proteína é importante - é encontrada em quase todas as partes do seu corpo, da pele e ossos até os músculos e órgãos, sangue, hormônios e até mesmo em sua urina (os corpos das pessoas não armazenam proteína). Os especialistas sugerem que você vise 5g de proteína em todos os cafés da manhã. Mas como é que se encaixa na quantidade recomendada em um dia inteiro? Como se vê, isso é um ajuste personalizado.
O Institute of Medicine (IOM) recomenda o uso desta fórmula para determinar suas necessidades de proteína: Comer 0,8 gramas de proteína por cada quilo de peso. O que isto significa para você? Consideremos uma mulher adulta que pese cerca de 70Kg, e um homem adulto que pese cerca de 90Kg. Isso significaria cerca de 60g de proteína para a mulher, e cerca de 70g para o homem.
Adição de grãos integrais, nozes, ovos, laticínios com baixo teor de gordura e de carne magra para o seu prato no café da manhã pode ajudar você a começar o dia com uma boa dose de proteína.
Fibra
A fibra é um carboidrato, que os humanos não conseguem digerir. Por que comer algo que você é incapaz de digerir? Fibra ajuda você a se sentir mais saciado, assim você não lancha com tanta frequência, e também tem sido demonstrado que reduzem os níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas.

Os adultos devem tentar comer 5g de fibras no café da manhã - pode parecer muito, mas em geral as mulheres adultas têm como objetivo pelo menos 20g de fibras por dia, enquanto os homens precisam mais de 30g por dia. Esses cinco gramas são conseguidos rapidamente, se você for esperto sobre os alimentos que escolher. Cereais, frutas, legumes, grãos integrais (pão, aveia e farinha de milho) e o feijão são grandes fontes de fibra. Vamos olhar para uma torrada, por exemplo. Uma fatia de pão de forma branco não adiciona nem 1g de fibra a sua meta diária. Compare isto com cerca de 4g de fibras em apenas uma fatia de pão 100% integral. Essa é a diferença entre a escolha de pão com grãos refinados versus grãos integrais. Espalhe um pouco de manteiga de amendoim em uma fatia de pão em vez de manteiga ou geléia e você estará acrescentando cerca de 6 g de fibras, além de ter adicionado uma grande fonte de proteína.
Prepare seu café
Em 2009 a Associação Nacional do Café (NCA) nos Estados Unidos, descobriu que os americanos gostam mesmo de café.
Cinquenta e quatro por cento dos adultos americanos tomam café todos os dias (outros 25% bebem ocasionalmente), e cerca de 15 por cento dos viciados em café consome bebidas de café gourmet. Os bebedores de café americanos não o bebem apenas pela manhã – eles consomem em média 3 xícaras por dia. Isso pode incluir um monte de calorias indesejadas, dependendo da sua preparação.

Preparar seu próprio café da manhã, em vez de confiar em uma mistura da sua lanchonete preferida, pode reduzir as calorias e o açúcar, especialmente se você adoça seu café. Uma xícara de café preto não tem quase nenhuma gordura e calorias, mas com cada colher de chá de açúcar, você está adicionando 50 calorias. Cada colher de sopa de creme acrescenta 20 calorias e cerca de 2g de gordura. Adicionar xaropes, chantilly e caramelo, transforma rapidamente a sua dose de cafeína em caloria, açúcar e uma sobremesa rica em gordura. Prepare o seu café da manhã em casa e você será menos tentado a transformar sua dose de cafeína em sobremesa.
 
Vitaminas Inteligentes


Se você gosta de tomar vitaminas no caminho, seja esperto: Algumas são mais como uma sobremesa. E algumas podem conter a quantidade de calorias que você precisa em um dia inteiro. Por exemplo, 500 ml de vitaminas de abacate contem cerda de 480 calorias. Uma alternativa mais saudável pode ser a vitamina de morango com leite desnatado e sem açúcar, que contém cerca de 200 calorias para a mesma quantidade.

E lembre-se, a opção mais saudável de vitaminas é a feita em casa. Você precisa de um liquidificador, gelo, frutas (frescas ou congeladas) e iogurte ou suco. Escolha os ingredientes de forma inteligente - este é um ótimo momento para se incorporar alguns destes superalimentos - mirtilos, soja (leite de soja ou proteína em pó de soja) e laticínios com pouca gordura são escolhas óbvias.

Superalimentos

Se alguém oferecesse a você uma pílula que aumentasse o seu humor, ajudasse a perder peso e diminuísse o risco de doenças graves, incluindo doenças cardíacas, diabetes e câncer, você provavelmente não pensaria duas vezes antes de tomar. Infelizmente, essa pílula não existe - porém, há cerca de uma dúzia de "superalimentos", que pode fazer esse trabalho muito bem. Alguns dos favoritos de nosso café da manhã incluem:


    * Nozes e sementes
    * Mirtilos
    * Aveia
    * Soja
    * Chá (verde ou preto, a seu gosto)
    * Iogurte desnatado


É fácil de incorporar esses superalimentos em sua dieta. Por exemplo, tente jogar um punhado (cerca de um grama) de nozes e castanhas ricas em ômega-3 ou mirtilos carregados de antioxidantes em uma tigela de mingau de aveia ou iogurte. Alguns outros superalimentos  a considerar, mesmo que não típicos do café da manhã, são brócolis, cebola, alho, tomate e folhas verdes escuras. Tente fazer uma omelete vegetariana ou uma fritada com estes ingredientes para um super café da manhã.
Oh, Aveia
Aveia é boa para você. É rica em fibras, ácidos graxos ômega-3, folato e potássio - e isto antes de você adicionar qualquer fruta ou sabor - e pode ajudar a reduzir seus níveis de colesterol e reduzir o risco de doença cardíaca. A ß-glucana é uma fibra solúvel presente na aveia, responsável por parte das vantagens nutricionais proporcionadas pelo consumo da aveia, como o bom funcionamento intestinal, a diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), e também existem estudos que observaram resultados satisfatórios no controle da pressão arterial e controle da glicemia.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Alguns estudos sugerem para quem está com os níveis alterados de colesterol consumir diariamente a aveia, o equivalente a meio copo.

Para os que desejam emagrecer a aveia também é um excelente alimento para saciedade, pois retarda o esvaziamento gástrico, dessa forma controla melhor o seu apetite.

 
Ovos. Bons ou ruins?

Muitas vezes parece que os ovos têm uma má reputação. Eles são bons ou ruins para você? Você deve comer só as claras? Ou não comer ovos de jeito nenhum?
Um ovo grande inteiro é baixo em calorias e sódio, fornece mais do que 6 g de proteína, mais de 250mg de colina, que ajuda as células a funcionarem corretamente, pode ajudar a manter a mente afiada e é uma boa fonte de luteína, que é importante para a saúde ocular. Porém, os ovos são ricos em colesterol que é o que lhes confere a sua má reputação. Especificamente, as gemas são ricas em colesterol - cerca de 210mg de colesterol estão em uma gema de ovo grande. Se você sofre ou tem predisposição para doenças cardiovasculares, diabetes ou níveis elevados de LDL (o mau colesterol), os profissionais de saúde recomendam que você limite sua ingestão diária de colesterol a 200 mg ou menos - e que elimine as gemas. Os pesquisadores ainda não resolveram o mistério se os ovos são bons ou maus, por isso, se o colesterol é uma preocupação, as claras e os substitutos do ovo são uma boa opção. Caso contrário, um ovo no café da manhã pode ser uma boa fonte de nutrientes para começar o dia.

Planejamento
 
A correria da manhã pode sabotar sua dieta tão rapidamente quanto um leão pode derrubar sua presa. Você está atrasado, com fome e o balcão da lanchonete te chama no caminho do escritório. Pare. Com um pouco de planejamento e preparação, você pode salvar-se com cafés da manhã saudáveis.
Desculpe, mas, planejar com antecedência não significa comprar uma dúzia de bolos e lanches processados para alguns dias. Nós estamos falando sobre a preparação de refeições saudáveis, como granola caseira (feita com massa de aveia e frutas secas), cereais matinais e pães ricos em fibras. Não coma apressadamente. Mesmo a refeição saudável será prejudicial se ingerida inadequadamente. Inclua frutas frescas, iogurte, cereais integrais (Não se esqueça de aveia), assim como pães integrais e manteigas vegetais para sanduíches.
Comer o pequeno almoço, perder peso.

Se você está de dieta, pode pensar que está reduzindo sua ingestão calórica ao deixar de comer no café da manhã, mas não é bem assim. A maioria das pessoas que não comem o café da manhã, na verdade acabam aumentando os lanches durante todo o dia, muitas vezes comendo demais e exagerando no consumo de alimentos que são ricos em calorias vazias e consumindo menos alimentos saudáveis.
Vários estudos descobriram que as pessoas que foram bem sucedidos com perda significativa de peso (perderam 30 quilos ou mais e mantiveram o peso por pelo menos um ano) são os comedores do café da manhã - 90 por cento come o café da manhã pelo menos cinco dias por semana. Comer um café da manhã nutritivo ajuda a acelerar o seu metabolismo, e quando você começar o dia com uma dose saudável de proteína magra, cereais integrais e gorduras saudáveis, estará menos propenso a buscar conforto nos lanches no final do dia.
 
 
Fonte: Nosso planeta Saúde

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

FOTOS PACIENTE



Olá pessoal, estamos postando as fotos do antes e depois de mais um dos nossos pacientes. 
Parabéns Aline você esta super bem. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

BARICENTRO: CAMINHADA 2013

BARICENTRO: CAMINHADA 2013:   Gostaríamos de convidar a todos para participar conosco de mais uma Caminhada a favor do Dia Mundial do Combate a Obesidade, no calend...

CAMINHADA 2013

 
Gostaríamos de convidar a todos para participar conosco de mais uma Caminhada a favor do Dia Mundial do Combate a Obesidade, no calendário este dia é 11 de Outubro, mas para conseguirmos um grupo recorde de participantes,  o dia escolhido foi o dia 13 de Outubro (domingo). Convide a todos, filhos, maridos, esposas, sogro, sogra, sobrinhos, vizinhos, até o cachorro poderá participar.
Lembrando que a  inscrição é gratuita e os primeiros 150 participantes ganharão um camiseta.
Contamos com a sua presença

Informações: 3259-6612

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Estudo da Universidade de Tel Aviv mostra que um bom desjejum contribui para redução da obesidade e das doenças associadas
Você tomou um bom café da manhã hoje? Mantém este hábito ou costuma pular a refeição, alegando falta de tempo?
Saiba que para emagrecer ou simplesmente para se manter saudável, o café da manhã é crucial. É o que diz uma pesquisa da Faculdade de Medicina e da Unidade de Diabetes do Wolfson Medical Center, da Universidade de Tel Aviv, capitaneada por Daniela Jakubowicz de Sackler. O estudo foi publicado na revista Obesity.
 
O metabolismo, segundo o estudo, é influenciado pelo ritmo circadiano do corpo - o processo biológico que o corpo segue ao longo de um ciclo de 24 horas. Portanto, a hora do dia que comemos pode ter um grande impacto na forma como nosso corpo processa os alimentos.
 
Na pesquisa, os participantes que comeram um bem servido café da manhã - incluindo até mesmo um item de sobremesa, como um pedaço de bolo de chocolate ou um biscoito - apresentaram níveis significativamente mais baixos de insulina, glicose e triglicérides ao longo do dia, traduzindo-se em um menor risco de doença cardiovascular, diabetes, hipertensão e colesterol alto. 
 
Os pesquisadores selecionaram 93 mulheres obesas, aleatoriamente designadas para um dos dois grupos isocalóricos. Cada um consumiu uma dieta moderada em carboidratos, moderada em gordura, totalizando 1.400 calorias diárias por um período de 12 semanas. O primeiro grupo consumiu 700 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 200 no jantar. O segundo grupo consumiu um café da manhã de 200 calorias, 500 calorias almoço, e jantar de 700 calorias. Os mesmo alimentos eram consumidos no café da manhã do primeiro grupo e no jantar no segundo grupo.
 
Ao final do estudo, os participantes do primeiro grupo tinham perdido uma média de 8,07 quilos cada e três centímetros de cintura, em comparação com 3,36 quilos e 1,4 centímetros do segundo grupo. As mulheres do primeiro grupo ainda apresentaram níveis significativamente mais baixos do hormônio que regula a fome (grelina), uma indicação de saciedade e que leva a menos vontade de beliscar ao longo do dia. O grupo também mostrou diminuição significativa nos níveis de insulina, glicose e triglicérides. E não experimentou os altos picos nos níveis de glicose no sangue, que normalmente ocorrem após uma refeição. 
 
O segundo grupo, embora tenha perdido peso, teve seus níveis de triglicérides aumentados. Segundo a orientação dos pesquisadores, comer na frente do computador ou da televisão, especialmente nos horários noturnos, é um grande contribuinte para a epidemia de obesidade.
 
 
Fonte: ABESO

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dicas para compras em supermercados



1. Procure fazer as compras quando não estiver com fome. Ir ao supermercado com fome pode impulsionar a compra de alimentos calóricos e desnecessários.

2. Faça uma lista! Com um planejamento das compras será mais fácil evitar os supérfluos.

3. Programe suas idas ao supermercado! Com compras mensais ou semanais evita-se idas desnecessárias  portanto, compras e gastos desnecessárias.

4. Varie sua alimentação! Sempre encontramos produtos novos! Modifique sua rotina incluindo novos alimentos saudáveis (baixo teor de gordura saturada, alto teor de fibras...)

5. Leia os rótulos! Fique atento aos produtos dietéticos porque nem sempre eles serão as melhores opções. Verifique e compare o valor calórico e o teor de gorduras.


Fonte: Abeso

terça-feira, 23 de julho de 2013

DICAS DE SAÚDE

Um estudo feito pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) traçou um perfil do consumo de sódio feito pelo brasileiro. Segundo o estudo, os alimentos industrializados são responsáveis por 23,8% do total da ingestão de sódio, enquanto 71,5% do nutriente provêm do sal de cozinha. O trabalho mostrou que a maior parte do sódio por adição de sal foi consumida nas residências (59,7%) e o restante (11,8%) do sal proveniente das refeições feitas fora de casa.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de sódio para um adulto saudável é de 2.400 miligramas por dia, o equivalente a 5 gramas de sal ou uma colher de chá do alimento. Mas o cardápio diário do brasileiro costuma conter quase 12 gramas de sal por dia - mais que o dobro! Pedimos a uma equipe de nutricionistas que elaborassem dicas e receitas para dar uma boa amenizada nessa quantidade de sódio nas refeições. Confira.

 
Substitua o shoyuEm 15 ml de shoyu tradicional, há 818 mg de sódio. "Já a versão light apresenta uma redução de, pelo menos, 25% da quantidade desse nutriente", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo. Entretanto, para diminuir ainda mais a ingestão de sódio no dia a dia, vale mergulhar sushis e sashimis em um simples suco de limão ou ainda em um molho mais elaborado, com limão, mostarda, cebola e azeite.
                   
Macarrão instantâneo - Foto Getty Images Esqueça o macarrão instantâneo
De acordo com a nutricionista Andrea Catalani, pesquisadora do Centro de Referência para Prevenção de Doenças Associadas à Nutrição (CRNUTRI) da FSP/USP, tanto o macarrão instantâneo quanto o tempero pronto têm grande quantidade de sódio. "Um pacote do produto chega a ter 90% da recomendação diária para um adulto saudável", explica. No lugar desse prato, nada melhor do que um macarrão tradicional com molho de tomate caseiro. Confira uma receita sugerida pela nutricionista Roseli:

Ingredientes
3 tomates pelados
3 azeitonas verdes em conserva
2 fatias médias de pimentão verde (cru)
½ cebola pequena (crua)
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva (extra virgem)
¼ taça de vinho tinto
1 colher (sopa) de orégano (seco)
1 ramo de manjericão (fresco)
1 colher (chá) de sal refinado

Modo de preparo
Cozinhe os tomates em água até ficarem macios. Escorra a água, bata no liquidificador e peneire. Reserve. Em uma panela antiaderente, refogue a cebola picada, o alho e o orégano. Acrescente o tomate peneirado, o vinho e deixe apurar. Coloque os pimentões em tiras finas e as azeitonas picadas. Deixe por mais alguns minutos até completar o cozimento do pimentão. Adicione o manjericão, o azeite, acerte o sal e retire do fogo. Sirva acompanhado de massas.

 
Salada e temperos - Foto Getty Images Use temperos naturais na saladaComo não é possível eliminar o sódio já presente em alguns alimentos, tente, ao menos, não adicionar sal em suas refeições. Ao temperar uma salada, por exemplo, invista em azeite, limão, vinagre e outros temperos. "Vale ainda usar a criatividade e adicionar ervas, como orégano, manjericão e coentro", incentiva Andrea Catalani. Essas opções acrescentam nutrientes ao prato e contam com um aroma de dar água na boca.
 
Sanduíche - Foto Getty Images Fique de olho nos embutidos
Frios e embutidos, como o peito de peru, o salame e a mortadela, têm grande quantidade de sódio, aponta Roseli Rossi. Três fatias de presunto, por exemplo, contêm cerca de 550 mg de sódio. Já uma única unidade de salsicha oferece 550 mg de sódio. "Por isso, prefira rechear o seu lanche com queijo branco, frango grelhado, ovos cozidos e muitos legumes e verduras, como alface, tomate e cenoura", recomenda a nutricionista.

 
Lasanha - Foto Getty Images Passe reto na sessão de congelados
Grande parte dos alimentos industrializados e as preparações congeladas é rica em sódio. Segundo a nutricionista Andrea, isso acontece porque o sal atua como conservante desses produtos. Para fugir dessa cilada, a profissional sugere uma receita prática de lasanha de berinjela.

Ingredientes
3 berinjelas médias
1 cenoura média
6 tomates pequenos
170g de vagem
2 colheres (chá) de sal
4 dentes pequenos de alho
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de óleo
450g de carne moída
1 xícara (chá) de água

Modo de preparo
Higienize a berinjela, a cenoura, o tomate e a vagem. Reserve. Retire o cabo das berinjelas. Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento e deixe de molho em uma bacia com água - suficiente para que fiquem imersas - e 1 colher de chá de sal, por cerca de 5 minutos.
Escorra e leve para dourar em uma frigideira antiaderente (não é necessário adicionar óleo na frigideira). Reserve. Corte a cenoura e a vagem em cubos pequenos e reserve. Descasque o alho e a cebola e pique. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente a carne moída e o restante do sal e deixe dourar. Junte a cenoura e a vagem e refogue.
Bata os tomates no liquidificador com 1 xícara de água e adicione na panela, juntamente com os legumes e a carne moída e deixe ferver, até que os legumes fiquem macios. Para fazer a montagem da lasanha, coloque em um refratário, uma camada de berinjela, uma camada do molho de carne com legumes. Repita esse processo até completar o refratário. Leve para gratinar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos.

 
Copo de refrigerante - Foto Getty Images Modere nos refrigerantes
Como o sódio é um dos principais componentes do sal, a maior parte das pessoas associa o nutriente apenas a alimentos salgados. Entretanto, ele também está presente em refrigerantes. "Um copo de 250 ml contém cerca de 17,5 mg de sódio", alerta a nutricionista Andrea. Versões light e diet têm uma quantidade ainda maior de sódio. "Em 250 ml da bebida de baixa caloria é possível encontrar até 38 mg de sódio", aponta. Como os refrigerantes são pobres em nutrientes, é melhor preferir por sucos naturais - sem adição de açúcar.
 
Sopa de caneca - Foto Getty Images Prepare a própria sopa
Sopas e caldos industrializados também são campeões quando o assunto é sódio. Por isso, a praticidade do preparo nem sempre vale a pena. A nutricionista Roseli recomenda preparar sopas e caldos em casa, começando por receitas simples e, depois, usando sua criatividade no preparo de pratos mais elaborados. Confira a receita de Sopa Completa de Frango que ela sugere.

Ingredientes
6 peitos de frango sem pele (cru)
2 batatas médias (crua)
1 cenoura inteira média (crua)
1 tomate médio
10 vagens pequenas (crua)
½ cebola pequena (crua)
2 colheres (sobremesa) de alho poró
1 prato de mesa de acelga (crua)
1 colher (chá) de azeite de oliva (extra virgem)
1 colher (chá) de sal refinado
5 copos médios de água
Modo de PreparoCorte o frango em cubos e reserve. Higienize adequadamente os vegetais. Pique a batata, o alho-poró, o tomate, a cenoura, a cebola e vagem em cubos pequenos e a acelga. Leve os legumes ao fogo em uma panela, com o frango, a água e o sal. Deixe cozinhando até que o frango esteja cozido e os legumes estejam al dente. Depois de pronto, desligue o fogo e retire a batata. Bata-a no liquidificador com um pouco do caldo. Volte a mistura aos demais ingredientes, deixando no fogo por alguns minutos para engrossar. Coloque um pouquinho de sal ou temperos naturais e sirva a seguir.
Dica: para obter uma sopa creme, bata todos os ingredientes
no liquidificador, exceto o frango.



Fonte: Guia do Coração


 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Fotos Pacientes

Boa tarde a todos,

hoje estou postando a foto do paciente Marcio Rosa, em três meses ele chegou a perder 30Kg e é atleta.  

Parabéns Marcio.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia de Festa e ai o que fazer? Segue algumas dicas!!!

Você recebeu um convite para alguma confraternização (Aniversário, Casamento...) e está com receio em ir pois iniciou mais uma dieta!!!!!! Segue algumas dicas saudável para você que não quer cometer exageros.
 
1. Faça um lanche saudável antes da festa, assim você evita comer tudo o que vê pela frente, mesmo sem estar com muita vontade. 

2. Preste atenção no que está comendo ou bebendo, pois com a animação, geralmente perdemos a noção do que comemos, assim você terá mais controle do que come na festa e principalmente irá se sentir satisfeito com o que come.

3. Tenha prazer com cada escolha, saboreie deliciosamente, e não fique pensando na próxima porção que será servida.

4. O mais importante é concentrar-se no que consumiu, e não ficar pensando no que não consumiu.

5. Não faça da comida a principal atração da festa. Divirta-se! Desvie o seu foco da comida conhecendo pessoas novas, dançando e conversando.

6. Se sentiu que comeu muito na festa, não inicie um jejum e nem fique se sentindo culpado. A alimentação saudável não se resume a uma refeição, assim só é necessário que faça escolhas mais saudáveis durante as outras refeições.

7. Lembre-se que o álcool engorda mais que carboidrato ou proteína. Assim, se consumir, o faça com muita moderação.
 
Fonte: ABESO

terça-feira, 2 de julho de 2013

REUNIÃO EQUIPE DE OBESIDADE

Convidamos a todos para nossa próxima reunião de obesidade.
 


SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DESTE EVENTO.
AGUARDAMOS TODOS VOCÊS.
INFORMAÇÕES: 41-3259-6612

segunda-feira, 24 de junho de 2013

IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO

Fim de ano, tempo de grandes resoluções. Emagrecer, perder a barriga, fazer a matrícula na academia, cortar o refrigerante, são as mais frequentes. Algumas são cumpridas, mas a maioria…

Uma sugestão simples, que pode ajudar nos planos de uma melhor qualidade de vida, é a mastigação. Saiba como.

1 – A digestão começa na boca, onde temos a ação de uma enzima chamada amilase salivar, que inicia a quebra do amido presente no alimento. Quando a mastigação é insuficiente, acabamos engolindo pedaços grandes do alimento, o que sobrecarrega o sistema digestório.

2 – A mastigação também favorece a saúde buco-maxilar, a manutenção do bom tônus muscular da face, e propicia o bom funcionamento da ATM (Articulação temporomandibular) e dentes.

3 – Evita desconfortos gastrointestinais, como flatulência (gases) devido ao ar engolido no momento da refeição (“aerofagia”), eructação, queimação, azia e dores abdominais. Estes são sintomas comuns na mastigação rápida.

4 – Ajuda a prevenir complicações do trato gastrointestinal. A mastigação adequada facilita a continuidade do processo digestivo, não sobrecarregando as enzimas e órgãos (estômago, intestino, pâncreas). Problemas como gastrite, úlcera, refluxo gastroesofágico, estão frequentemente associados com a mastigação inadequada.

5 – Ajuda o organismo a otimizar a absorção dos nutrientes, resultando em uma inibição do excesso calórico das próximas refeições. Quando se come muito rapidamente, o alimento chega mais rápido ao estômago e prejudica a comunicação com o cérebro sobre o ponto de saciedade. Ou seja, acabamos por comer além do que precisamos. O mecanismo da saciedade também favorece melhores escolhas alimentares no restante do dia, resultando na manutenção do peso saudável e no emagrecimento.

6 - A mastigação adequada facilita o trabalho do sistema digestório, evitando a distensão abdominal, que pode resultar no acúmulo de gordura na região abdominal. Além do fator estético, essa gordura é fator de risco para doenças cardiovasculares.

 Afinal o que é comer devagar?

O alimento de consistência sólida, após a mastigação deve passar a ser cremoso, para isso é necessário mastigar aproximadamente 30 vezes cada garfada. O problema é que atualmente, muitos alimentos já se apresentam na consistência macia e pastosa, o que pode prejudicar a saúde buco maxilar. A consistência rija (ex: maça e cenoura crua, frutas secas, verduras cruas) é necessária para fortalecer os músculos da face. O tempo para fazer uma refeição poderá durar entre 20-25 minutos, que é aproximadamente o tempo necessário para haver a comunicação até o centro de regulação da fome (no hipotálamo) de que o organismo já está saciado, momento de haver a interrupção da refeição.

 Sugestões para adquirir esse hábito:

- Separe um tempo para realizar as suas refeições, faça disso uma prioridade;

- Preste atenção no gosto do alimento e saboreie cada garfada, diferenciando sabores e aromas;

- Inicie a refeição com alimentos frescos, crus e de consistência rija (legumes crus, verduras, cereais integrais), esses alimentos pedem uma dedicação maior na mastigação;

- Evite alimentos de consistência macia na mesma refeição, como purês, suflês, pudins, massas, flans.

- Repouse os talheres a cada garfada, o que ajuda a diminuir a velocidade da mastigação;

- Evite se possível situações estressantes, TV ligada no momento da refeição, o que poderá ser uma distração e atrapalhar o processo da mastigação lenta.

Mastigar com calma, é algo muito simples mas extremamente vital para a saúde. Desfrutar desse momento com tranquilidade, sentindo os diferentes sabores e aromas, contribui para ingerirmos a quantidade de alimentos da qual realmente precisamos, sem exageros.

Fonte: Revista Veja
 

terça-feira, 18 de junho de 2013

DICAS DE ATITUDE

1. Procure distinguir entre fome e desejo de comer;
2. Resista aos desejos - não inclua-os em sua lista de compras;
3. Não tenha sonhos impossíveis em relação ao peso - estabeleça objetivos realistas;
4. Concentre-se em seu comportamento e não no peso (não se pese com frequência);
5.
Viva as emoções aos invés de descontá-las nos alimentos;
6.
Diferencie fome e compulsão ou "gula"
7. Quando pegar um alimento para comer perguntar se é fome ou não.




O que comer




Fonte: Abeso

sexta-feira, 7 de junho de 2013

BARICENTRO: Erros que não devemos cometer com as crianças

BARICENTRO: Erros que não devemos cometer com as crianças: 1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemo...

Erros que não devemos cometer com as crianças

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.

2. Lanches Fora de Hora: Já dissemos que o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Oferecer Comida Como Recompensa: “ Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao Primeiro Não Gosto Disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

7. Substituir Refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão : A comida de casa fica meio sem graça.

9. Servir Sempre a Mesma Comida : A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.



Fonte: Abeso

terça-feira, 4 de junho de 2013

Técnicas para dar Inicio a um exercício




1. Inicie os exercícios sempre de maneira gradual - não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento;
2. Mantenha um diário de exercícios;
3. Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar;
4. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possível;
5. Aumente a atividade no seu dia-a-dia, optando por fazer você mesmo algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem;
6. Leve seu cachorro para passear.

7. Convide uma amiga sempre que possível para ser sua companheira, assim uma da força para a outra.




Fonte: Abeso

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Obesidade X gestação

No Brasil, segundo a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares, IBGE 2008-2009), 48% das mulheres adultas apresentavam sobrepeso e 16,9% eram obesas. A obesidade pré-concepção, portanto, é muito frequente, e o número de gestações associadas à obesidade está progressivamente aumentando, bem como o número de mulheres com ganho de peso excessivo nas gestações. 
Embora a mortalidade materna seja rara, no Reino Unido, segundo dados do Confidencial Enquiries into Maternal and Child Health, ela corresponde a 13,1 dos óbitos por 100.000 gestações e, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde de 2012, corresponde a 68 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos. A taxa de mortalidade materna é 50% maior em gestantes obesas.

Uma pesquisa feita entre obstetras, enfermeiras obstétricas  nos EUA, observou que:

37% dos entrevistados não sabia qual ser o limite de IMC para considerar uma paciente obesa,
26% não recomendava limites de ganho de peso na gestação,
26% não sugeria programa de atividade física,
36% não discutia cuidados alimentares com suas pacientes, 
74% não solicitava TOTG no primeiro trimestre,
97% não encaminhava para avaliação pré-anestésica
e somente 14% encaminhava as pacientes obesas para consulta com nutricionista.

Ainda existem, portanto, muitas restrições dos próprios profissionais de saúde para o adequado manejo das gestantes obesas. Uma das justificativas dadas por esses profissionais é o próprio preconceito com o tema obesidade e a forma “ofensiva” com que algumas pacientes se sentem quando taxadas como obesas na fase inicial de gestação, além do curto período de tempo para passar estas informações nas consultas.

Trecho do artigo de revisão publicado na revista da Abeso, Evidencias em Obesidade (edição 63, maio/junho), da palestrante do Congresso, Jacqueline Rizzolli Serviço de Endocrinologia e Centro de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS. Jacqueline apresenta a palestra "Gestação e controle de peso", dentro do Simpósio "Gestação em Situações Especiais", no dia 31 de maio, das 11h às 12h30.
 
 
Fonte: ABESO

terça-feira, 28 de maio de 2013

BARICENTRO: Dicas de Nutrição

BARICENTRO: Dicas de Nutrição: Dicas de nutrição 1. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos lendo atentamente aos rótulos dos produtos; 2. Procure alimentos com...

Dicas de Nutrição


Dicas de nutrição

1. Procure conhecer o valor calórico dos alimentos lendo atentamente aos rótulos dos produtos;
2. Procure alimentos com baixo teor de gordura ou até mesmo os sem gordura;
3. Lembre-se que um alimento que não contém açúcar pode conter muita gordura: novamente preste atenção no rótulo;
4. Procure evitar alimentos gordurosos, limitando-os a um máximo de 30% do valor calórico total diário;
5. Aumente os carboidratos complexos (como arroz, feijão e massas) e evite os carboidratos simples (como doces e açúcar);
6. Torne a dieta pobre em calorias apetitosa (use ervas, temperos diferentes);
7. Procure aumentar a quantidade de fibras na dieta (coma frutas com bagaço e verduras);
8. Procurar realizar uma atividade nos horários de maior vontade de beliscar : caminhar, ir ao shopping, sair com o cachorro,...
9. Quando der vontade de comer doces procurar os caseiros, sem creme de leite, leite condensado e chocolate;
10. Ingerir pelo menos 2L de líquidos por dia;
11. Sempre que der vontade de comer algo, tome líquidos antes.




Referência

Revista ABESO

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BARICENTRO: Próxima Reunião

BARICENTRO: Próxima Reunião: Segue convite de nossa próxima reunião!!!!! Contamos com a presença de todos. Coordialmente Baricentro Sugisawa

Próxima Reunião

Segue convite de nossa próxima reunião!!!!! Contamos com a presença de todos.



Coordialmente
Baricentro Sugisawa

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Boa tarde a todos, hoje estou postando as fotos de nosso paciente Diego José, a cirurgia que foi realizada nele foi a técnica de Sleeve e esta super bem como podem observar.
Estamos aguardando novas fotos para compartilharmos com nossos colegas e blogueiros.


abs

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Fotos de Pacientes



Olá pessoal, voltando a nossa rotina, hoje estou postando as fotos de nossa Paciente Juliana Ribeiro que fez um ano pós operatório e esta super bem como todos podem ver!!!!! Parabéns Ju