quarta-feira, 6 de novembro de 2013

COMO CALCULAR SUAS MEDIDAS

Para acompanhar as mudanças de nosso corpo o ideal é avaliar nossas medidas corporais. Estas medidas nos traz noções fidedignas de nosso real emagrecimento. Por exemplo se você quer perder peso / gordura e deixar o corpo mais definido, isso poderá lhe dar alguns kg a mais na balança, mas este acréscimo de peso não significa que você engordou e sim que ganhou massa (magra). Para avaliar suas medida é necessário que possua uma trena/fita métrica e faça estas medidas sempre no mesmo horário o melhor horário é pela manhã mas nada lhe impede de realiza -las em outro momento, a frequência das medições poderá ser feitas semanal ou quinzenal (depende da ansiedade de cada um). Anote os dados em uma planilha, assim você conseguirá acompanhar os resultados com mais facilidade se quiser ir mais além, tire uma foto sua para acompanhar todo seu progresso.
Se for possível peça para uma terceira pessoa fazer isso para você, pode ser o maridão, o namorado, sua mãe ou uma amiga.

Segue algumas dicas para identificar cada região a ser medida

Serão apresentadas, a seguir, algumas das medidas de perímetros mais utilizadas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina e Ciências do Esporte.
 
  Pescoço- A medida é realizada com o avaliado sentado ou em pé, desde que esteja com a coluna ereta e a cabeça reta. A trena deve ser posicionada na menor circunferência do pescoço, logo acima da proeminência laríngea (pomo de Adão). A medida é realizada com aproximação de 0,1 cm, com a trena perpendicular ao eixo longo do pescoço, o que não será necessariamente vertical (levemente inclinada)
 


Tórax- Esta medida é realizada no plano horizontal, no final de uma expiração normal, com o avaliado em pé, colocando-se a trena na altura da quarta articulação esterno costal (axilas).
 
  Braço- A medida do perímetro braquial pode ser realizada de três formas diferentes, na primeira o avaliado fica com o braço relaxado e ao longo do corpo, sendo realizada no ponto de maior perímetro aparente.

 Antebraço- Esta medida é realizada no ponto de maior perímetro do antebraço, com a mão em supinação e a articulação do cotovelo estendida.




Punho
É a circunferência medida transversalmente sobre os processos estiloides do rádio e da ulna.




 Cintura- Há diferentes padrões para a realização dessa medida, que normalmente é realizada no ponto de menor perímetro do tronco. Entretanto, se o objetivo é utilizá-la no cálculo da Relação Cintura Quadril, ela deve ser realizada no ponto médio entre o último arco costal e a crista ilíaca.


Abdome

 Encontraremos diferentes padrões para esta medida também, sempre no plano transversal. Alguns autores propõe que seja realizada na altura da cicatriz umbilical, outros no ponto de maior perímetro aparente do tronco, e outros, ainda, no ponto médio entre o último arco costal e a crista ilíaca, sendo esta a mais conveniente. Qualquer que seja o padrão, a medida é realizada com o avaliado em posição ortostática.


 Quadril
Esta medida também é realizada no plano transversal, no ponto de maior circunferência aparente dos glúteos, com o avaliado em pé e com os pés unidos.






 Coxa- Esta medida pode ser realizada de duas formas, coxa proximal e coxa medial. Na primeira a trena é posicionada transversalmente, imediatamente abaixo da prega glútea, e na segunda, na metade da distância entre a linha inguinal e a borda superior da patela. Em ambas, os pés devem estar levemente afastados e o peso do corpo igualmente distribuído entre eles.



 Perna-  Com o avaliado em pé, com as pernas levemente afastadas e mantendo o peso do corpo igualmente distribuído nos dois pés, posiciona-se a trena transversalmente no ponto de maior circunferência da perna.








Fonte: Site: Avaliação Física On-line
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário