quarta-feira, 21 de maio de 2014

COMO DECIFRAR AS INFORMAÇÕES DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS

 
ITENS OBRIGATÓRIOS:
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS:
O que significam os itens da tabela de informações nutricionais:
 
  • VALOR ENERGÉTICO
É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais, Na rotulagem nutricional o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).
Prefira alimentos com ↓ valor calórico. Mas de 400kcal/100g é bastante elevado.
  • CARBOIDRATOS
São os nutrientes cuja principal função é fornecer a energia para as células do corpo. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos (batata, mandioca, inhame, etc.) e doces em geral.
Alimentos ricos em carboidrato com mais de 6g/100g de fibras e proteína, são boa escolha.
  • PROTEÍNAS
São nutrientes necessários para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos nas carnes, ovos, leite e derivados, e nas leguminosas (feijão, soja e ervilha).
  • GORDURAS TOTAIS
São nutrientes que também fornecem energia para o corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto de origem vegetal.
Procure alimentos com menos de 10g de gordura por 100g.
  • GORDURAS SATURADAS
Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O consumo excessivo desse tipo de gordura pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por isso o consumo deve ser moderado. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga e requeijão.
Prefira alimentos com pouca ou nenhuma gordura saturada.
  • GORDURA TRANS
Encontrada em grande quantidade em alimentos que utilizam gordura vegetal hidrogenada em suas preparações. O consumo desse tipo de gordura deve ser muito reduzido, considerando que o nosso corpo não precisa desse tipo de gordura, além de aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Não se deve consumir mais de 2 gramas/dia.
  • FIBRAS ALIMENTARES
Está presente em diversos tipo de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A ingestão de fibras auxilia no funcionamento do intestino.
Consumo de 30 gramas/dia.
  • SÓDIO
Está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados (embutidos, enlatados, salgadinhos, molhos prontos). Devem ser consumidos com moderação, pois em excesso podem causar o aumento da pressão arterial.
Máximo de 480mg/porção ou 2000mg/dia.
Os rótulos são feitos para transmitir informações, de forma clara, sobre os alimentos, dando ao consumidor a possibilidade de escolhas saudáveis que contribuam com a sua saúde.
 
FONTE: SITE SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES

segunda-feira, 19 de maio de 2014

TÉCNICA CIRURGICA PARTE 2

Gastroplicatura associada à fundoplicatura   

- Técnica indicada para pacientes portadores de Refluxo associado a sobrepeso (IMC 25 a 28) ou obesidade grau I (IMC 30 a 35).
- Cirurgia antirrefluxo associado a redução gástrica por meio de duas camadas de pontos.
- Vantagens de não utilizar grampeadores, redução de custos e riscos.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

TÉCNICAS CIRURGICA PARTE 1

WITTGROVE

Grampeamento do estômago com redução importante da capacidade e desvio menor para o intestino para reduzir a absorção calórica. A cirurgia é indicada para pacientes que ingerem pouco volume de alimento, portadores de Refluxo (DRGE) e diabetes, obtém se melhora importante das doenças relacionada à obesidade (diabetes , hipertensão, doença do colesterol e triglicerídeos etc...)




 



SLEEVE (MANGA)

Retirada de uma porção vertical do estômago para reduzir a ingestão dos alimentos sem desvio intestinal; Indicado para pacientes comedores de volume e com boa massa muscular. Contraindicado em casos de  Refluxo importante e insulinodependentes.

As cirurgias a cima podem ser realizadas por vídeo-laparoscopia, sem a necessidade de grandes incisões, com vantagens de uma recuperação mais rápida, menos dor no pós-operatório e tempo de internamento menor.
Para a realização de qualquer um dos procedimentos (cirurgia) à cima, se faz necessário que o paciente possua IMC > 40 ( obesidade mórbida) ou  IMC > 35 associado a comorbidades do tipo Hipertensão arterial, diabetes Mellitus, apneia do sono, colesterol e triglicerídeos elevados entre outras...


Para maiores informações entre em contato pelo telefone :3259-6612 e agende sua consulta.