sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DICAS SAUDÁVEIS

Guloseimas na medida

Julho é mês de férias. E saber o que fazer com as refeições das crianças nos 30 dias de descanso não é tão simples. Em algum momento elas ficarão em casa, em frente à TV, ao videogame e, em geral, comendo salgadinhos e bebendo refrigerantes. Tudo delicioso e até merecido, mas é preciso impor limites.
Guloseimas na medidaEsse tipo de alimento, chamado também de junk food, não pode substituir as refeições. Se os pais não impuserem limites, as crianças vão comer guloseimas o dia todo.
A melhor alternativa nesse período – em que muitas vezes as crianças passam o dia todo em casa sem a companhia dos pais – é saber barganhar. Não adianta proibir as guloseimas; nas férias, doses de transgressão e fuga da rotina são merecidas, mas sem perder o controle.
Se os pais não impuserem limites, as crianças vão comer guloseimas o dia todo
Reservar um dia da semana para a sessão pipoca, por exemplo, com um filme que os pequenos gostem e acompanhada de refrigerante não é condenável. O que não pode acontecer é ter lanches de fast food no almoço, sessão pipoca à tarde e pizza no jantar.

Escolhas inteligentes

Na hora de preparar as refeições das férias dá para ser flexível. Café da manhã, almoço e jantar devem ser mantidos, mas o lanche da tarde pode ser mais caprichado com sanduíches, bolos e esporadicamente alguma guloseima.
Envolver as crianças no preparo, além de ser divertido, pode ajudar no hábito da alimentação saudável. Elas podem escolher os recheios dos sanduíches e as frutas que vão virar suco ou salada. É uma atitude bastante positiva que aguça a curiosidade das crianças.
Confira algumas dicas para aliar férias e boa alimentação:

Biscoitos recheados

Procure os tipos sem gordura trans - altamente prejudicial à saúde. Além de ricos em gordura, esse tipo de biscoito é bastante calórico; portanto limite a quantidade de biscoitos por dia.

Salgados

Prefira sempre os assados, por serem menos calóricos. Cada grama de gordura tem 9 calorias; portanto os salgados fritos não são indicados.
Os recheios também devem ser levados em conta: evite os embutidos e queijos amarelos. Boas opções são os a base de verduras e queijo ricota ou minas.

Pipoca de microondas

As opções light têm menor teor de gordura, mas nem por isso devem estar presentes todos os dias na alimentação das crianças. É recomendado o consumo uma vez por semana, desde que não seja no mesmo dia em que outros alimentos pouco saudáveis estejam presentes como hambúrgueres.

Refrigerantes

Se possível, nunca ofereça aos pequenos. O refrigerante é artificial, com açúcar e gás, por isso, caso não haja alternativa, a melhor saída é restringir a um copo por dia, no máximo, durante as férias.

Sucos industrializados

A melhor opção é sempre o suco natural, mas já há opções de sucos prontos, que são pouco calóricos e bem aceitos pelos pequenos. São práticos, dá para levar até em um piquenique.

Bolos e pães industrializados

Escolha uma opção para cada dia. Pão e bolo no mesmo lanche resultam em carboidratos demais para a criançada. Os bolos mais indicados são os que não têm recheios ou coberturas. Já os pães podem ser integrais ou com grãos variados.

Pastel e cachorro quente

Ambos são altamente calóricos e pouco nutritivos. Devem ser deixados para ocasiões especiais e quanto menos opções de recheio melhor. No cachorro quente: pão, salsicha, mostarda e catchup são suficientes. No pastel: recheios simples, como o de palmito, são mais indicados.

Pizza

Prefira os recheios mais leves como mussarela, tomate e manjericão, atum e as de vegetais como abobrinha com mussarela de búfala. Os embutidos como pepperoni são calóricos e com alto teor de sal.

Hambúrguer, batata frita e refrigerante

O preferido entre as crianças, é chamado pelos especialistas de 'trio explosivo'. O consumo deve ser limitado a ocasiões especiais como um passeio no fim de semana. Se a criança comer esse tipo de lanche, as outras refeições devem ser ricas em legumes, verduras e frutas para compensar o dia.


Fonte: site Hospital Albert Einstein

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DIETAS


Notícias

Fuja das Dietas da Moda

A menos de um mês do Carnaval, a busca pela perda dos quilinhos a mais continua em ritmo acelerado. Diversas publicações, como jornais e revista, estão repletas de dietas milagrosas, que prometem grande perda de peso em pouco tempo e, muitas vezes, com pouco esforço. Na internet, sites e anúncios em redes sociais também prometem bons resultados com restrições alimentares.
A Dra. Luciana Lopes, endocrinologista associada da SBEM Rio de Janeiro, concedeu uma entrevista para a Rádio Brasil, esta semana, abordando o assunto. A especialista afirmou que infelizmente existem as modas das dietas. “Tem momentos que a dieta da moda é restringir o glúten e a lactose. Em outras épocas a dieta é focada no consumo de proteínas. Mas é preciso tomar muito cuidado com esse tipo de dieta, pois pode gerar carências de vitaminas e de outros componentes essenciais para a saúde”, ressaltou.
A médica disse ainda, que qualquer dieta restritiva de um grupo de alimentos resultará em uma perda de peso, mas o que a pessoa precisa saber é que o emagrecimento, nestes casos, estará associado a uma perda de saúde. “Além disso, quando a pessoa perde peso muito rápido, existe uma tendência de que o mesmo seja recuperado também muito rápido”, completou a Dra. Luciana, falando sobre o conhecido, e temido principalmente pelas mulheres, efeito sanfona. A endocrinologista abordou ainda os efeitos dessas dietas tanto em mulheres como nos homens, que geralmente possuem o metabolismo mais acelerado, devido à testosterona, o que resulta em uma perda de peso mais rápida.
Há muito tempo, a SBEM se posiciona a respeito destas dietas e divulga a receita correta para o emagrecimento saudável, que consiste na alimentação a base de uma dieta balanceada, com a ingesta de todos os grupos alimentares, mantendo determinados limites, somada à prática de atividades físicas. Esta é a fórmula consagrada que dá saúde para a pessoa que está no processo de emagrecimento. Vale lembrar ainda, que todo processo deve ser acompanhado por um especialista que poderá avaliar as necessidades reais do paciente e direcioná-lo para o emagrecimento focado na manutenção da saúde, em primeiro lugar.
“Diminuir o peso é mais fácil do que manter. E, para manter o peso, é necessário uma reeducação alimentar e uma mudança dos hábitos de vida. O importante é comer, para sempre, uma dieta balanceada e associar a pratica de atividades físicas 3 a 5 vezes por semana”, reafirmou a Dra. Luciana.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia também:



Fonte: site sociedade brasileira de endocrinologia e metabologia

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Foto Paciente




Priscila Soldera: minha vida, perdi 60 kg e ganhei muito mais vida, auto estima, saúde, disposição e alegria. Apesar da essência ser a mesma, os benefícios foram enormes e realmente só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e depois ao Dr Flavio Ivano que foi brilhante, sempre me passou muita confiança em todo esse processo e exerce a medicina de uma forma excepcional pois não mede esforços para ajudar e ver seus pacientes contentes, muito obrigada Doutor e que Deus continue te abençoando para que você possa fazer muitas outras pessoas mais felizes assim como eu.

Reunião Multidisciplinar de Obesidade


O intuito da reunião é esclarecer algumas duvidas daqueles pacientes que estão fazendo o pré operatório para a cirurgia de obesidade e para aqueles que necessitam mas inda assim tem duvidas do procedimento. A reunião é aberta para todo o publico interessado em adquirir mais conhecimento sobre o procedimento.
Para maiores informações ligue para 3259-6612 ou gastroplastia.drflavioivano@yahoo.com.br

Aguardamos a presença de todos.